27 de ago de 2012

Resenha: O Livro de Julieta - Cristina Sánchez-Andrade

Oi gente! Eu queria pedir desculpas pela demora para postar as resenhas, já que o certo era postar uma a cada dia e eu acabei não entrando nesse fim de semana, estou em semana de prova e acho que vocês sabem o que significa, né? :( Enfim, hoje vou falar sobre O Livro de Julieta que conta sobre a reação de uma mãe ao saber que sua filha possuía Síndrome de Down e sua relação com ela.

Sinopse "O Livro de Julieta: Uma menina com síndrome de Down e A ternura de sua mãe": Um biquíni novo, um passeio de mãos dadas com os irmãos, uma piscina de bolinhas, a chuva, a rotina. Para Julieta, a felicidade é isso. Já para sua mãe, a jornalista espanhola Cristina Sánchez-Andrade, a felicidade é algo um pouco mais complicado, principalmente depois que sua filha foi diagnosticada com síndrome de Down. “Ela vai te fazer companhia a vida inteira”, “É um presente de Deus”, “Você é forte, vai superar” — é tudo o que tem ouvido desde então. Através de memórias, bilhetes, cartas, diálogos e impressões, este livro narra a história real de Cristina e sua filha, uma história de atividades, de trabalho, de cobrança, de médicos, mas também de amor, de carinho, de brincadeiras, de beijos. É a história do cotidiano de uma família e de uma criança muito especial, que é impossível não amar — mesmo quando ela insiste em fazer xixi nas calças todos os dias ou toma detergente enquanto ninguém está olhando."

Opnião: 
O livro é LINDO. Por ser um livro pequeno (160 páginas) você acaba lendo em um dia ou dois, no máximo, e fica com gosto de quero mais depois. A autora consegue escrever com delicadeza sobre uma situação que muitas mães passam ao descobrirem que o seu bebê tem Síndrome de Down, como na primeira folha em que fala "onde está a menina que eu imaginei durante toda a minha gravidez?" e nos diverte com os momentos engraçados de Julieta, sem deixar de ser realista com todas as dificuldades.

Avaliação:

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Esse livro é lindo, sem mais! Hahaha vale muito a pena ler, acho que principalmente quem já terá/tem crianças com síndrome de Down na família.. Ajuda a entender mais sobre tudo.

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, e achei interessante, principalmente porque a autora parece falar do tema de forma leve, sem aquele peso, drama talvez.

    bjs
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir