29 de ago de 2012

Dicas de como se tornar um leitor dinâmico

Para entendermos o que é leitura dinâmica, devemos entender um pouco sobre o nosso próprio método de leitura: Quando aprendemos a ler, somos ensinados a dividir as palavras em sílabas para facilitar nossa leitura. Essa técnica é chamada de vocalização das palavras. Desse jeito, as sílabas vão formando as palavras para depois se tornarem frases. Esse modo de ler se torna tão comum que nem percebemos mais que fazemos isso. Porém, um leitor dinâmico aprende a ler por blocos de palavras, por exemplo:

"O verdadeiro analfabeto/ é aquele que aprendeu /a ler e não lê."

Isso faz com que a pessoa não fique presa apenas nas sílabas e comece a captar a ideia do que lê. Seguindo alguns passos você pode aprender a ler desse jeito: 


1- Escolha um lugar melhor: Tenha preferência por lugares em que você não seja atrapalhado, que não tenha grande movimentação de pessoas e que seja bem iluminado e confortável. Qualquer ruído externo pode retirar sua atenção.

2- Não leia em voz alta: O cérebro compreende mais rápido as palavras do que você consegue pronunciá-las. Não perca tempo lendo em voz alta se você consegue compreender o texto melhor.

3- Descubra quantas palavras lê por minuto: Pegue um livro qualquer e conte quantas palavras tem nessa páginas, quantas em média tem nas linhas e quantas linhas tem a tal folha. Multiplique. Depois, conte quantos minutos você demorou para ler essa folha e faça o seguinte cálculo (num tempo de leitura de 47 segundos): 

  1. Tempo de leitura: 47s ÷ 60 = 0,78min
  2. Palavras por folha: 250 >> 250 ÷ 0,78 = 320 pl/min
Essa calculo irá saber quantas palavras você lê antes de começar a treinar.

E vocês? Acham que vale a pena se tornar um leitor dinâmico?



3 comentários:

  1. Puts super dicas hein, acho que já até pulei a parte de dinamico... tem livro que dou uma olhada geral na pagina e ja pulo de tao chato.. oaksoaks

    beijos ótima materia

    Guilherme Kunz
    tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. as vezes eu gosto de ler em voz alta mas é mt raro xp

    ResponderExcluir